Teste de vazamento de endoscópios: entenda a importância para o seu equipamento

Já falamos por aqui da importância da manutenção preventiva dos endoscópios flexíveis. Essas manutenções tem como principal objetivo detectar possíveis problemas que podem prejudicar a qualidade do exame ou que podem ser considerados riscos aos pacientes. 

Para acabar com qualquer tipo de risco ou prejuízo, o teste de vazamento é um dos métodos que devem ser realizados.

Essa é a forma mais eficiente e mais econômica para detectar qualquer abertura perigosa dentro do equipamento.

No texto de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o passo a passo deste teste que fazemos aqui na RTC Medica.

Por que o teste de vazamento de endoscópios é importante

Os endoscópios flexíveis são aparelhos complexos que juntam diversos equipamentos que não reagem bem aos líquidos. Por isso, é extremamente importante realizar a manutenção de forma minuciosa e com os produtos corretos, para não haver qualquer tipo de dano no aparelho.

Também existem outras razões para que esse teste seja realizado, como:

  • Prevenção a infecções e segurança dos pacientes e profissionais da saúde:
    Esses equipamentos devem ser esterilizados sempre após ser utilizado, pois qualquer tipo de vazamento pode permitir a entrada de líquidos ou outras bactérias, podendo contaminar os pacientes. 

Além disso, ajuda a manter a segurança do paciente, evitando qualquer desconforto ou lesão nos órgãos internos.

  • Qualidade nos exames:
    Quando há algum vazamento ou outro tipo de problema no endoscópio, pode afetar diretamente nas lentes e nos aparelhos responsáveis pela visualização durante os exames. isso pode atrapalhar no diagnóstico do paciente.
  • Cumprimento de regulamentações:

Como é feito o procedimento

O teste de vazamento pode ser feito de 15 a 30 segundos usando-se uma ampola portátil e um aparelho de medição de vazamento.

Já que um vazamento pode ocorrer a qualquer momento no ciclo de vida útil de um endoscópio, essa abordagem proativa em testar o aparelho deve ser feita após cada procedimento e antes de imergir o endoscópio em qualquer líquido, prevenindo assim, reparos com custos extremamente elevados.

É importante lembrar que o teste pode variar de acordo com as orientações de cada fabricante e que é necessário seguir essas instruções. 

Lembre-se! 

Aqui na RTC Medical temos profissionais qualificados e especializados em manutenções dos aparelhos. Essa é a melhor forma de garantir mais segurança e qualidade para a sua clínica.

Entre em contato e saiba mais!

Continue acompanhando nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.

Leia também:

Deixe um comentário

Menu

Produtos