Limpeza dos Endoscópios: 4 dicas importantes

A limpeza dos endoscópios é o procedimento principal que garante a higienização e desinfecção dos seus equipamentos.

Por isso, realize esta tarefa com atenção e com produtos homologados e eficazes, afinal, todos os pacientes são considerados uma fonte potencial de infecção.

Após todo procedimento que envolve a utilização dos endoscópios, realize a limpeza do equipamento com o mesmo nível de alta rigorosidade, para evitar qualquer tipo de prejuízo, tanto aos pacientes, quanto aos profissionais.

A seguir, confira, 4 dicas para tornar a higienização apropriada e segura:

1- Limpeza, Enxágue e desinfecção: saiba as diferenças

Segundo a classificação de Spaulding, os endoscópios são considerados materiais semicríticos, ou seja, aqueles que entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra. Por isso, é essencial que ele passe pelo processo de desinfecção.

As diretrizes de higienização são os principais fatores que podem comprometer a segurança dos procedimentos. O não cumprimento das orientações a seguir, além de ser um potencial meio de contaminação, pode prejudicar o diagnóstico do paciente e reduzir o tempo de vida útil do aparelho.

Portanto, siga rigorosamente o passo a passo abaixo:

  • Pré-limpeza:

Em primeiro lugar, essa é a parte em que é feita uma limpeza rápida imediatamente após o uso do equipamento, para eliminar a sujeira externa e aparente. 

  • Limpeza:

Nesse momento, antes de iniciar o processo, realize o teste de vazamento nos endoscópios. Após isso, remova todas as sujeiras visíveis e detritos com água e detergente enzimático com o intuito de reduzir a carga microbiana. 

Realize a etapa da limpeza no menor intervalo de tempo possível após a pré-limpeza, de acordo com as orientações do fabricante.

  • Enxágue:

Em terceiro lugar, faça o enxague entre a limpeza e desinfecção;

  • Desinfecção:

Posteriormente, elimine, através de um processo químico, os micro-organismos e bactérias do seu equipamento de endoscopia. Esse é o processo que garante a desinfecção 100% do seu endoscópio com a máxima segurança.

  • Secagem:

Finalmente, no último passo, seque o endoscópio corretamente antes da armazenagem, para evitar a proliferação de microorganismos nos canais.

2- Utilize os produtos corretos e de qualidade na limpeza dos endoscópios

O uso de saneantes hospitalares são fundamentais para garantir um processo de limpeza e esterilização completa. Por meio deles, é possível manter o ambiente limpo e ainda prevenir o aparecimento de patógenos que colocam em risco a saúde de profissionais e pacientes.

Existem vários produtos que podem ser utilizados nesse processo, confira alguns deles:

Detergente Enzimático 4 Enzimas:

Limpeza dos endoscópios: Detergente Enzimático 4 Enzimas

Exclusivo para lavagem manual, este detergente é composto por 4 enzimas (Protease, Lipase, Amilase e Carbohidrase) e possui uma ação eficaz na remoção de matéria orgânica na etapa de limpeza.

Conheça seus benefícios:

  • Ação rápida: 5 minutos;
  • Produto biodegradável, não corrosivo e com tensoativo não iônico;
  • Baixa formação de espuma;
  • Resultados satisfatórios em diferentes laudos;
  • PH Neutro.
– Glutaraldeído:

Limpeza dos endoscópios: Glutaraldeído

O glutaraldeído age na desinfecção de bactérias, vírus, fungos e bacilos na limpeza dos endoscópios. E o melhor: sem a necessidade de exposição às altas temperaturas.

Os seus diferenciais são:

  • Libera menos vapores irritantes e odor forte;
  • Tempo de contato 10 minutos → otimização de tempo do processo de limpeza e desinfecção
  • Não corrói materiais como plástico e borracha;
  • Não avaria   as lentes de instrumentos ópticos e não interfere na condutividade elétrica, pois possui antioxidantes;
  • Resultados satisfatórios em diferentes laudos.

3- Teste de vazamento

Limpeza dos endoscópios

O teste de vazamento tem a função de aferir a pressão interna do endoscópio e prevenir infiltrações de líquidos. Recomenda-se a utilização diária após o uso do equipamento em exame, sendo este um item indispensável para prevenção e controle de riscos e danos do seu material.

4- Utilize fitas-teste

As fitas são extremamente importantes, pois com elas é possível comprovar a segurança do processo de desinfecção.

Porém, verifique se a fita-teste é compatível com o produto utilizado, porque para cada processo de desinfecção há uma fita específica.

Ter um processo de limpeza eficiente no seu consultório é essencial para garantir a segurança da sua equipe e dos seus pacientes. E, além disso, é obrigatório segundo as normas da Anvisa. 

O que achou deste conteúdo? Se você gostou, compartilhe com mais pessoas que precisam saber mais sobre a limpeza dos endoscópios! Confira, também, outros conteúdos relacionados no nosso blog!

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Menu

Produtos