Você já teve aquele incômodo no estômago e algumas dores que não passam? Isso pode ser um indicativo de que há a presença da bactéria Helicobacter pylori.
Essa bactéria causa infecções gastrointestinais que são mais comuns em adultos, mas nem sempre significa risco a saúde. Entretanto, é de extrema importância a identificação e tratamento adequado para garantir a saúde do paciente.
O teste de urease é um exame laboratorial de rotina que pode ser realizado durante a endoscopia. Seu objetivo é identificar certos tipos de bactérias, principalmente a Helicobacter pylori.
A seguir, saiba mais sobre a bactéria, o teste e as formas de tratamento.
O que é Helicobacter pylori?
O estômago possui um pH ácido, que é importante para a saúde, pois é forma de defesa do organismo contra infecções. Porém, essa bactéria é capaz de neutralizar o suco gástrico, que secreta urease e a transforma em amônia, causando lesões estomacais.
A H. pylori é uma espécie de bactéria que coloniza naturalmente a mucosa do estômago ou intestino. Em grande parte dos casos, a presença do microrganismo não provoca doenças ou complicações, no entanto, existe o risco de processos inflamatórios como gastrite, úlcera péptica e câncer gástrico.
Estima-se que a bactéria esteja presente em aproximadamente 40% da população adulta. Porém, para algumas pessoas, sua presença é silenciosa e não desenvolve quaisquer tipos de sintomas. Já para outras que possuem predisposição para terem lesões estomacais, os sintomas aparecem e podem divergir de pessoa para pessoa. Os principais são:
- Dor ou sensação de queimação no estômago;
- Falta de apetite;
- Enjoo e vômito;
- Fezes com sangue;
- Perda de peso;
- Azia;
- Indigestão;
- Anemia.
Essa bactéria pode ser transmitida e as formas mais comuns de contágio são por meio do contato das mãos ou vasos sanitários que não foram devidamente higienizados e, também, pelo consumo de alimentos contaminados. Portanto, é de e
Como é feito o teste de urease
O teste tem como objetivo detectar a enzima urease na amostra da mucosa gástrica. Essa enzima pode ser encontrada no citoplasma de vários microrganismos, a Helicobacter pylori é um deles. Sendo considerado, então, um teste indireto da presença da bactéria.
O exame é realizado da seguinte forma: um pedaço da mucosa gástrica é retirado durante o procedimento de endoscopia alta e colocado em um tubo ou gel contendo ureia e um indicador de pH. Depois de alguns minutos de observação, se a cor passa de amarelo para rosa, o teste é urease positiva, indicando infecção pela H. pylori.
Como funciona o tratamento?
Se acaso o teste for positivo, é necessário iniciar os tratamentos. Primeiramente, médicos e profissionais de saúde administram medicamentos e antibióticos durante o período de 14 dias.
Mas, atenção! Deve-se realizar a interpretação dos exames em até 24h após o procedimento para que não tenha risco de falso positivo.
Além disso, é importante também estar atento à alimentação! Evite alimentos condimentados e cafeína e prioriza uma alimentação saudável com alimentos in natura bem higienizados.
Como adquirir o teste de urease para o diagnóstico dos meus pacientes?
Você pode adquirir o teste para o seu consultório através do nosso site. Confira os diferenciais do nosso produto:
- Não precisa de armazenamento em ambiente refrigerado
- Resultado em até 30 minutos
- Melhor preço do Brasil
O que achou do conteúdo?
Continue acompanhando as nossas redes sociais e o nosso blog para mais dicas e novidades sobre saúde e bem-estar e para saber tudo a respeito de endoscopia.